Your browser (Internet Explorer 6) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.
X

Sustentabilidade na decoração

Há tempos se fala muito que a casa tem de ser cada vez mais sustentável. Mas como isso pode ser colocado em prática na hora de decorar?

Antes de colocar em ação um projeto de reforma, por exemplo, é necessário pensar em como descartar o possível entulho com responsabilidade ambiental – peça ajuda ao designer para discutir as melhores possibilidades para eliminar os resíduos. Procure também fornecedores da sua cidade e região: assim você valoriza a economia local.

Deve-se também considerar o que pode ser reformado, evitando-se gastos extras. A esse processo de restaurar e/ou recuperar mobiliários antigos e “trazê-los” para a modernidade chama-se de sustentabilidade emocional – e essas peças de família acabam se tornando verdadeiras relíquias e a grande sensação da casa. Sabe por quê? Porque são únicas!

O estilo industrial – grande sucesso sobretudo entre os mais jovens e nos ambientes profissionais – também reforça o conceito de sustentabilidade em valorizar paredes, tetos e pisos naturais, deixando-os à vista. Assim, materiais como tijolos e concreto queimado também contribuem para esse estilo mais econômico e sustentável de compor espaços.

Outra tendência “verde” que vem se destacando neste ano é o uso da cortiça – ela é natural, renovável, reutilizável, 100% biodegradável e reciclável. Além de prática, permite diferentes composições nas paredes, trazendo cor e textura aos ambientes, e colaboram para o isolamento sonoro.

E vale destacar as plantas! Elas, que sempre tiveram lugar cativo na decoração, vêm ocupando ainda mais espaço. Muita gente cultiva hortaliças na cozinha ou na varanda, isto é, decoram o cômodo e ao mesmo tempo produzem os próprios condimentos.

Tenho certeza de que, depois desse artigo, você terá outras ideias para tornar a sua casa e a sua vida mais sustentável. Entenda: isso não é modismo! É uma tendência que veio para ficar! 

decoração sustentável

decoração sustentável

decoração sustentável

decoração sustentável

Deixe um comentário  

nome*

email*

website

Enviar comentário