Your browser (Internet Explorer 6) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.
X

Piso estilo tabuleiro de xadrez, gosta?

 Xeque-mate para a sua casa!

Anteriormente usado com mais frequência em áreas molhadas – como cozinha, banheiro e lavanderia –, o piso estilo tabuleiro de xadrez, formado com as cores branco e preto, tem surgido em projetos atuais dando um toque retrô, porém com um diferencial: sem restrições. Traduzindo: você pode apostar nesse visual em qualquer ambiente da sua casa.

Acredita-se que esse desenho tão marcante já era usado nos templos desde o antigo Egito e foi se popularizando pelo continente europeu no século 15. Justamente por ter personalidade, o piso pode trazer certa insegurança na hora de decorar.

O primeiro passo é se atentar ao tamanho das peças do “tabuleiro” em relação ao espaço: se for pequeno, use “quadrados” menores; caso contrário, você pode escolher os maiores. Hoje em dia podem ser encontradas opções em porcelanato, cerâmica e até mesmo mármore.

Vamos falar de móveis? Os de madeira, em tons mais escuros, são uma boa pedida. Já o mobiliário transparente, feito em acrílico, plástico (polipropileno) e vidro, como cadeiras, mesas variadas, aparadores e afins, trazem ar de modernidade, assim como os detalhes metalizados – dourado, prateado e acobreado.

E as paredes? Bom, há gente que prefere investir no branco – que ressalta ainda mais o piso – ou em pelo menos uma no tom preto – sempre charmoso e elegante. Mas tem quem queira brincar com uma terceira cor. Nesse caso, tons de vermelho, laranja, amarelo, verde e azul criam um visual vibrante e original. Quer discrição? Os eternos clássicos cinza e bege são indicados.

Os objetos, adornos e quadros também são essenciais para completar o cenário de forma harmoniosa. Por exemplo: se decidiu manter as paredes brancas ou pretas, você pode trazer o colorido por meio de fotografias, tapeçarias, almofadas, encostos e assentos de cadeiras e poltronas, porta-retratos, vasos, cortinas, tapetes, entre outros recursos. Já para projetos com terceira cor, a dica é trabalhar o ton sur ton. Os elementos naturais – algodão, couro etc. – casam bem em todas as situações.

Agora, é com você!

decorando o piso

decoração do piso

decoração da sua casa

decorando o piso de sua casa

decoração do piso

decorando o piso com xadrez

Deixe um comentário  

nome*

email*

website

Enviar comentário